imagem destacada

Aplicativos para montagem de looks

aplicativo moda opinião

Muitas vezes fiquei em dúvida sobre os aplicativos de montagem de looks: não sei se acreditava realmente neles como um auxílio para organizar os armários ou se eram mais uma ferramenta fútil de auxílio e valorização aos viciados em moda. Como não me classifico como alguém focada nesse segmento, resisti, confesso, a me aplicar em conhecê-los.

Mas tendo uma filha adolescente, que está mudando seu físico, seus gostos e seus interesses, o guarda-roupa está em profunda transformação. Aquilo que mais amava antes, agora odeia. As peças que mais ama, usa a exaustão… lava, seca e usa… lava, seca e usa… Quando precisa sair para um evento social, mais arrumada, nunca “tem roupa” e acaba saindo de “mãe”, pedindo emprestado peças que não tem sua identidade e nem o seu estilo – vamos combinar que “ela” ainda não tem um estilo. Mas como adquirir um se não testar?

Para isso, descobri que o quê muitos aplicativos propõem é super educativo. Na maioria deles, depois de você fotografar cada uma de suas roupas, sapatos e acessórios, pode montar looks,  salvar os seus favoritos e com isso ter um inventário de todas as peças do seu armário. Com esse recurso,  passa a ter controle do que realmente usa, do que agrada, de como combinar e pode retirar aquelas peças nada haver. Fazer boas montagens de looks fica bem mais fácil com o armário organizado.

Para os que querem experimentar, seguem alguns aplicativos (para Android e IOS):

aplicativos moda

DressApp – Fácil, fácil: você pode tirar uma foto com a câmera do seu celular ou fazer o upload de uma imagem de um álbum. A partir daí é catalogar suas peças marcando informações como cor, marca e modelo. Você escolhe a melhor forma de organizar (e encontrar) a roupa. Você pode colocar uma peça ou um look nos favoritos se gostar muito de uma produção e quiser copiá-la outro dia. Aplicativo gratuito.

Stylebook Este é sua salvação – Sabe aquele dia em que você não consegue, de jeito nenhum, escolher um look para sair de casa e nada parece combinar com nada no seu guarda-roupa. O StyleBook vai salvá-la: você fotografa suas roupas e as salva.O aplicativo faz as combinações para você.  No iPhone, o valor na  AppStore é U$ 3,99.

Stylicious – Neste app, é possível registrar cada peça em categorias diferentes: tipo de roupa, estilo, estação do ano…. O recurso mais importante é adicionar palavras-chave para facilitar a pesquisa do seu querido armário. Sim, esse detalhe, adicionar palavras-chave, não está incluído em outros aplicativos. Para localização, faz toda a diferença. É gratuito.

Cool Guy – E quem disse que só mulher precisa de uma ajudinha para organizar o guarda-roupa. Tem app para os homens também. Funciona do mesmo jeito do Stylebook: tem que tirar fotos de todas as suas peças, subir para o aplicativo e ficar com o armário disponível na palma da mão. Ele ajuda a fazer as combinações e ainda tem um espaço para peças de desejo. Também é gratuito.

Aqui em casa adotamos, e estamos testando, o Stylicious. Num primeiro momento, dá muita preguiça de retirar peça por peça do armário para fotografar. Se seu closet tiver muitos itens dará trabalho. Então sugiro que comece pelas novas aquisições e as peças que for combinando com elas. Aproveite também a mudança de estação para fazer as fotos. Sempre precisamos mudar algo na organização nessas épocas.

Enfim, me surpreendi com esses aplicativos (nada como ter o estímulo para começar a praticar, né filha?!). Na hora que quiser renovar seu guarda-roupa, incrementar e organizar, será uma brincadeira!

Fontes: Softonic, Marie Claire e Harper’s Bazar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *