Post-it-blog imagem destacada

Método Kanban de organização de tarefas

Você já imaginou utilizar uma metodologia industrial japonesa na organização das tarefas da sua casa? Impossível? Pelo contrário: muito simples!

Nos anos 50, a Toyota, indústria automobilistica japonesa, passava por um período turbulento e precisava de um sistema de organização de atividades de suas fábricas para melhorar sua produtividade. Com essa necessidade nasceu a metodologia Kanban.

Kanban em japonês significa “cartão” ou “sinalização”, aqui vamos chamar de “post it” que nós conhecemos bem!

O Kanban é um quadro que controla as atividades de uma indústria, escritório ou até da sua casa, dividos em dois eixos:

–       Eixo vertical com as tarefas que precisam ser executadas

–       Eixo horizontal com as etapas de execução (pendentes, em andamento e finalizado)

Os post its vão andando para a direita a medida que a tarefa é finalizada.

Slide1

O importante é se dedicar ao desenvolvimento da tarefa até termina-la. O quadro ajuda a visualizar como estão sendo realizadas cada tarefa do dia a dia.

Caso alguma tarefa de limpeza, por exemplo, não possa ser concluída por falta de algum produto, deve-se deixar uma observação escrita no post it. Assim você saberá o que deve ser comprado para terminar a tarefa.

Pode-se desenvolver uma planilha por dia, sem sobrecarregar a rotina para conseguir cumprir tudo que foi planejado.

Com essa metodologia pode-se ter uma noção completa de como estão sendo desenvolvidas as tarefas de casa e ter uma sensação de missão cumprida no final do dia.

Veja mais posts sobrelistas de tarefas no nosso blog.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *